NEWSOL Objectivos

O projeto NEWSOL tem como desafio a utilização de energia solar para produção de energia elétrica de forma mais eficiente, recorrendo a materiais avançados e soluções de desenho de instalação que estão em linha com os objetivos do SetPlan.

O seu principal objetivo é desenvolver soluções de armazenamento térmico de energia inovadores e recorrendo a materiais avançados para a energia solar concentrada (CSP) indo até à validação experimental do seu desempenho por monitorização em tempo real. O projeto combina soluções de armazenamento invadoras utilizando novos materiais funcionais e avançados, como fluidos térmicos, meios de armazenamento de energia sensíveis e latentes e materiais isolantes, em dois conceitos de armazenamento: armazenamento em tanque único com separação por thermoclime e em módulo construido em betão.

Os principais desafios do NEWSOL são o desenvolvimento de duas novas arquiteturas de sistema:
I) Tanque único com sepração por Thermocline, (combinando calor sensível e latente até 550ºC) e
II) Módulo de betão para instalações existentes (calor sensível até 550º).

 

Para atinjir os objetivos do projeto são considerados quatro novos materiais avançados: 1) Betão com elevado desempenho térmico (incluindo nanoestruturas de carbono), 2) Sais fundidos (incluindo nanopartículas), e 4) Reutilização do material de enchimento.

A partir da combinação cuidadosa das soluções de materiais nas duas soluções conceptuais do armazenamneto térmico, são esperados seis impactos relevantes: a) LCOE reduzido, 10-12cEuro / kWh conseguido por um melhor desempenho dos materiais, b) Novas soluções de armazenamento que permitem uma redução de CAPEX e OPEX, c) Aumentar o conhecimento dos materiais propostos permitindo melhor desempenho a longo prazo, d) Implementação de tecnologias inovadoras de monitorização incluídas nas atividades de demonstração, e) Reutilização ambiental de materiais, e g) Através de materiais inovadores, maior penetração no mercado mundial dos materiais desenvolvidos a nível Europeu.
Além disso, os investimentos previstos em protótipos serão integrados no Évora Molten Salts Platform (EMSP.s) (veja a página do site Demonstração), nó da rede de investigação EU-Solaris que integra a Rede Europeia de Infraestruturas de Investigação. Assim o legado do projeto NEWSOL será a sua contribuição para o reforço da indústria europeia de energias renováveis.